Um jeito leve, divertido e didático, de falar de saúde para a criançada.
Por centenas de anos em todo mundo, lares e escolas tem unido forças em direção a proteção e promoção da saúde infantil. Temas como: a importância da atividade física, boa alimentação, consumo abundante de água, higiene pessoal, qualidade de sono… tem sido assunto inesgotável.
Como bem sabemos, as crianças necessitam estar saudáveis e livres de doenças para que possam desfrutar do desenvolvimento adequado infantil. Por isso, alguns cuidados são fundamentais, principalmente nessa fase da vida. A boa notícia é que existem medidas simples, capazes de contribuir nesse processo salutar.
Possivelmente você já tenha ouvido falar dos 8 remédios naturais: Água; Ar puro; Alimentação saudável; Exercício; Repouso; Temperança; Luz solar e Confiança em Deus. Através destas oito alternativas, pessoas de todas as idades podem desfrutar de uma vida muito mais saudável e feliz.

E foram esses medicamentos que inspiraram o surgimento do projeto pioneiro, adotado pelo curso de pedagogia da Faculdade Adventista do Paraná. Estamos falando da Turminha da Saúde, uma galerinha pra lá de animada que desperta sorrisos e afetos por onde passa. Com eles o tema saúde, é abordado de forma lúdica, divertida e super didática.
Para interpretar os oito personagens, são selecionados os estudantes de pedagogia com maior desenvoltura expressiva e corporal. Eles formam um octeto animadíssimo: Água; Ar puro; Alimentação saudável; Exercício; Repouso; Equilíbrio; Luz solar e Fé. Esse projeto faz parte das disciplinas de prática do ensino e projetos de extensão em auxílio a saúde da comunidade.
Para compreendermos melhor esta iniciativa, conversamos com a professora Joseane Dorneles da Silva, idealizadora do projeto. Ela nos conta como surgiu a ideia:
“O projeto surgiu quando fizemos algumas feiras de saúde para as crianças com o curso de pedagogia, trabalhando os oito remédios da natureza. Pensei que poderia complementar e ajudar a inculcar nas crianças a ideia de cuidar de sua saúde, colocando bonecos divertidos que representassem os oito remédios da natureza. Este projeto existe como uma estratégia evangelística e que possibilite falar da mensagem de saúde de maneira

Ela comenta ainda, como foram construídos os personagens:
“Os bonecos foram projetados por mim juntamente com o proprietário da empresa que confeccionou os bonecos. Ele sabe mexer nos programas de desenho e tal…eu vinha com as minhas ideias malucas e ele ia executando e desenhando (risos)… após montarmos a ideia artística dos 8 bonecos, eles começaram a ser confeccionados em São Paulo. Foram mandados por transportadora até a nossa faculdade.”
Joseane segue falando, que a construção dos personagens foi uma grande realização, e também, o início de um sonho promissor que almeja expandir para o universo das literaturas infantis:
“Temos o sonho de elaborar um gibi com história em quadrinhos e atividades sobre a turminha da saúde. Vamos ver no que dá, Deus sabe de todas as coisas. Como os bonecos pertencem ao curso de pedagogia em seus projetos de extensão, o gibi pode se tornar uma estratégia didático- pedagógica que complemente a mensagem de saúde.”
Ao final da nossa conversa, a professora conclui falando da sua realização e satisfação ao observar os frutos deste projeto: “Sempre me emociono quando vejo a reação das crianças ao interagirem com os bonecos! É lindo ver como a mensagem de saúde trazida desta forma impacta positivamente os pequenos. Eles pedem autógrafo, querem foto, começam a imitar…e saem dali querendo cuidar da saúde! Eu acredito que Deus colocou em meu coração através do espírito santo, o desejo de realizar este sonho. E o IAP, na pessoa do nosso tesoureiro nos deu o maior apoio e incentivo para isto. Afinal de contas não foi barato, (risos). Quando enviei o projeto escrito, confesso que estava desacreditada que o investimento seria feito. Mas Deus usou muitas pessoas para compor está realização! A música tema foi feita pelo maestro Gerson Salcedo, a texto do teatro foi elaborado pela professora Vanessa Raquel… foram muitas mãos e mentes abençoadas por Deus trabalhando para este resultado!
